08
Out
09

República vs Monarquia

Nos últimos meses, mas sobretudo nas últimas semanas, muito se tem debatido sobre as vantagens e desvantagens entre República e Monarquia.

Tem sido para mim um espanto, como pessoas inteligentes e de boas escritas (independentemente de concordar ou não com as suas posições), se tem prostituído ou pelo menos sido imprecisas quando apontam a república como o regime onde se escolhe os mais competentes ao invés de nascimento (alguns até se referem a via urinaria), ou de como preferem poder eleger quem os governa do que ser por nascimento.

Enfim, uma chuva de baboseiras e palermices… misturando claramente nessa escolha, entre uma Monarquia Absolutista e uma República Democrática (parlamentar ou presidencial ou mista).

Até parece que Espanha, Inglaterra, etc., não são Monarquias Constitucionais ou Parlamentares, lugares onde o Rei reina, mas não governa.

Do meu ponto de vista, não vou apresentar uma comparação entre um Reino como Inglaterra, e uma República como a da Venezuela, (ou mais modestamente a da UE, sim aquela onde se faz referendos até o Povo votar como deve – vide Irlanda -), vou resistir a essa tentação..

Prefiro antes apresentar, um outro ponto de vista..

De um lado temos um sistema que permite colocar como Chefe de Estado e seu representante qualquer “saco de batatas“, desde que reúna (nem que seja na 2ªvolta) o apoio da maior parte dos partidos;

E um outro onde alguém desde que nasce, é ensinado e preparado toda a sua vida, para o cargo que irá ter que desempenhar. Claro que é imperfeito, e como tudo na vida, nesta era de mediatismo e até de quase excesso de liberdade, precisa de uns ajustes, e do regime em si mesmo, reflectir e corrigir o que está menos bem, enfim, adapta-lo aos tempos que vivemos. O caso do Inglês, com o Príncipe Charles e os filhos de Diana, são um exemplo disto mesmo. Já o caso Espanhol, sobre a sucessão, poderá ser consequência do interregno Monárquico vivido na era de Franco, que tenha impedido a tal preparação de uma vida inteira, ou simplesmente fracasso unipessoal, nada é 100% perfeito.. seja como for, Espanha viverá um período conturbado se a sucessão natural/previsível vier a ocorrer, e colocará um forte desafio à Casa Real, conseguir resolver esse embaraço..

Permitam-me questionar se, Portugal fosse uma Monarquia, teria havido episódios repugnantes como o de Dezembro 2004 ? Ou como na era Soarista, passar 5 anos desaparecido, apagado, e outros 5 anos como líder da oposição? entre tantos outros?

E do ponto de vista económico, será que financiar uma Família Real é realmente mais dispendioso, do que o sistema de reformas de tantos Ex-Presidentes ? (curioso ponto que não vi referido em nenhum dos apoiantes republicanos)

Enfim, quando se pretender ter um debate sério sobre esta questão, efectivamente teremos muitos pontos para debater. Por enquanto, são apenas umas “brincadeiras” de hastear bandeiras, e uns posts na sua maioria sem qualquer veracidade, e com comparações absurdas.. Mas uma coisa parece-me certa, o Movimento Monárquico está a crescer, tão ou mais depressa quanto este Regime apodrece..

(parece que agora é moda) Declaração de Interesses: Que tenha conhecimento, não tenho qualquer ligação à família Real Portuguesa

0 Responses to “República vs Monarquia”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Visitas

  • 11,710 carregaram na campainha

Calendário

Outubro 2009
M T W T F S S
« Set   Dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

%d bloggers like this: