12
Out
09

Diferenças…

A cada dia que passa, e sobretudo, nos dias (noites) importantes como são as de eleições, se nota mais a diferença, imparcialidade e rigor, que existe entre os diferentes blogs e demais fontes de noticias (e opinião) na net, para aquilo que se pratica no “jornalismo oficial” sobretudo televisivo..

Ao contrário de uma mais isenta divulgação de mudanças de câmara como esta, ou dum balanço como este, ouve muita pressa em anunciar nas TV’s a perda da camara de Vila do Bispo do PSD para o PS..

Numa zona que não teve qualquer acompanhamento mediático, nem a maioria do País, faz ideia do que lá se passa, as televisões que anunciaram com pompa e circunstância a mudança, esqueceram-se por completo do contexto em que esta se dá, e que inclusive, o vencedor ganha em 2009 com menos votos do que teve em 2005 quando ficou em 2º:

Vila do Bispo 09_05

Adenda: Mais um caso


4 Respostas to “Diferenças…”


  1. 1 sérgio
    Outubro 13, 2009 às 10:10 pm

    Boas!

    Por acaso o sr. conhece a realidade do municipio da Vila do Bispo?

    Se não, eu explico-lhe o que se passou nestas eleições.

    1º – o facto de o PS ter ganho com menos votos que em 2005, em nada minimiza o feito de Adelino Soares. Umas eleições nada têm a ver com as outras!

    2º – o facto de haver uma candidatura de independentes (muita malta de esquerda!!), com um militante do PS à cabeça, só poderia prejudicar a candidatura do PS.

    3º – O PSD perdeu a Vila do Bispo devido aos 12 anos que teve no poder, onde o municipio só andou para trás, estando até bastante atrasado ao nivel de equipamentos em relação a Aljezur (bastante mais pobre!)

    Cumprimentos!

  2. Outubro 14, 2009 às 3:09 am

    Viva!
    Confesso que Vila do Bispo está longe de ser dos municípios que melhor conheço.
    Contudo, isso não invalida o que aqui quis demonstrar. Falam de vitórias, como números, sem as contextualizar.
    Alias, se não foi tão evidente neste post, em outros deixem bem claro a minha posição, de que mais do que em qualquer outra eleição, as pessoas contam!

    Quanto ao facto de a candidatura independente, ser encabeçada por um militante PS, e ainda que seja composta por gente de esquerda, nada quer dizer.. Veja o caso de Matosinhos, onde o independente é um PS, o concelho é maioritariamente PS, e a verdade é que os votos para o independente vieram sobretudo do PSD, CDS-PP e outros partidos. Pode escolher qualquer freguesia do Concelho Matosinhos, Distrito Porto, verá exactamente o mesmo!
    Ao passo que em Vila do Bispo, é Raposeira que faz a maior diferença (80 dos 106 votos de diferença PS/PSD). Por Sagres e Vila do Bispo (freguesia) o resultado seria outro.

    Como deve ter percebido, a minha “revolta” é contra a imprecisão e parcialidade da comunicação social… todos se apressaram a dizer que em Faro a diferença era por uma centena de votos (130), mas ninguém o diz quando falam da mudança de Vila do Bispo..

    Quanto ao seu 3º ponto, realmente não tenho conhecimento nem dados que me permitam comparar que atraso se refere, entre Vila do Bispo e Aljezur.. Sei que Aljezur engloba, entre outros, Odeceixe, por exemplo.. Quais são as receitas das duas Câmaras? Qual onera mais os seus munícipes? Será que o atraso a que se refere, tem a ver com as “ofertas” por parte da Câmara, mas que possa estar a contrastar com um muito maior endividamento?
    Quanto a mim, ambos os concelhos penam pela sua periferia e maus acessos. Só à muito poucos anos, é possível chegar com relativa facilidade a Vila do Bispo… Sejamos francos, atravessar pela EN125 até chegar a Lagos, era já uma tortura! Quanto mais prolongar essa viagem!
    Da minha parte, sou-lhe franco, era para ir até Sagres, e muito raramente…

  3. 3 sérgio
    Outubro 14, 2009 às 4:13 pm

    o que tambem pesou para a derrota do PSD foi o facto de não ter ganho por muitos votos na freguesia de Sagres (um bastião laranja)!
    É que em anos anteriores, a freguesia de Sagres foi a que deu a vitória ao PSD de Gilberto Viegas, isto apesar do PS ter ganho nas outras freguesias todas…

    As diferenças entre Aljezur e Vila do Bispo até não são muitas!

    Mas o facto da localidade de Sagres estar inserida no municipio da Vila do Bispo traz grandes vantagens comparativas em relação a Aljezur. Sagres é uma das localidades mais procuradas pelos turistas que vêem ao Algarve, pela sua história!
    Outro factor de desempate para a Vila do Bispo deve-se ao facto de o municipio ter 20 vezes mais oferta turistica (numero de camas), do que Aljezur, o que traz mais turismo e consequentemente mais receitas!

    O facto do municipio de Aljezur estar completamente de mãos atadas (Parque Natural, Rede Natura 2000, RAN e REN – ocupam 75% do municipio!) e longe dos grandes aglomerados urbanos da região não ajuda ao desenvolvimento do mesmo!
    Imagine-se que só agora (em 2009) é que foi aprovado um projecto para a construção de um Hotel de 5 estrelas no concelho de Aljezur?! Depois de o ICN e Governo estarem sempre a rejeitar propostas para a construção deste tipo de empreendimentos!

    Agora, em termos de equipamentos de apoio à população, o concelho de Aljezur está melhor apetrechado, já que existem piscinas, pavilhão municipal e em breve irá existir um Centro Cultural e uma biblioteca. O apoio aos idosos é total! Para além disso, Aljezur tem 7 museus, coisa que na Vila do Bispo não existe!

    Na Vila do Bispo, perdeu-se a oportunidade de construir o Centro Oceanográfico de Sagres, que constituia uma mais valia unica na região! Para além disso, o municipio carece de um pavilhão desportivo e de piscinas! (É o unico municipio do Algarve sem estes equipamentos!). O quartel dos bombeiros só foi inaugurado em 2008!
    Por estas razões o PSD perdeu esta Câmara Municipal!! O povo quer obra feita!

    Outra coisa que não ajudou em muito ao PSD, foi o facto do seu candidato residir no municipio de…Lagos!!!

    Cumprimentos!

  4. Outubro 14, 2009 às 10:45 pm

    Ora cá está, são estas informações e debates que faltam nos meios de comunicação tradicionais.

    Efectivamente, pela sua descrição, o município tem carências várias, para aquilo que hoje em dia a maioria tem. Concordo, é um facto.

    Contudo, e um pouco como presumia, Vila do Bispo também não tem algo que a esmagadora maioria dos municípios tem.. DIVIDAS ASTRONÓMICAS!

    Segundo o TC, encontra-se dentro do pequeno leque dos que estão saudáveis financeiramente.
    Já o município de Aljezur…

    Como disse, o Povo quer obra.. sem olhar a que custos, nem haver qualquer responsabilização dos políticos em geral pelo despesismo, e as pesadas facturas que deixam para nós, contribuintes..

    E isso é tão ou mais evidente, quando acabados de sair de umas eleições Autárquicas, tirando umas vãs acusações pontuais deste ou daquele candidato, ninguém trouxe para o debate politico, o estado financeiro, nomeadamente os Relatórios do TC.

    Mas como o André Abrantes Amaral escreveu n’ O Insurgente, esperemos que o Nobel da Economia deste ano, ajude os Autarcas a gerir melhor..
    E para bem dos munícipes de Vila do Bispo, e dos contribuintes Portugueses em geral, espero bem que não acordem daqui a 4 ou 8 anos, com mais uma pesada factura…


Deixe um comentário


Visitas

  • 12.966 carregaram na campainha

Calendário

Outubro 2009
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031